POR QUE VOU TÃO MAL EM MATEMÁTICA?
Você já tentou de tudo: assistiu mil vídeo aulas de plataformas diferentes, fez 300 exercícios, 15 simulados, tirou dúvidas com professores... e, ainda assim, não consegue aprender matemática. O desespero aparece e você acha que nunca vai conseguir entender aquela matéria. Porém, em vez de desistir e chutar todas as questões no vestibular, por que não tentamos entender por que você vai tão mal em matemática?
E se... sua mente estiver te sabotando?
Desde pequenos ouvimos que matemática é difícil, que apenas algumas pessoas conseguem entender essa matéria e sempre atrelamos que ser inteligente é ser bom em matemática. Além disto ser uma mentira - visto que existem diversos tipos de inteligência -, toda essa narrativa pode fazer com que fiquemos tão assustados e com medo da matemática que nosso cérebro crie um bloqueio. Assim, começamos a estudar a matéria ou ver uma aula já pensando que não vamos entender e acabamos não entendendo mesmo - mas não porque somos estúpidos, e sim porque nosso cérebro está nos sabotando. Este tipo de comportamento é bastante estudado na psicologia, visto que nossas crenças acerca de um desafio - como "eu não consigo" ou "eu sou muito burro para entender isso" - realmente podem influenciar nosso resultado.
Por isso, comece a pensar: quais evidências você tem de que não consegue aprender matemática? Quando você encontrar essas evidências, questione-as. Pense em quais as evidências de que você consegue aprender esta matéria. Juntando ambos os motivos, tente encontrar uma resolução mais realista.
Além disso, da próxima vez que for estudar matemática, comece com um pensamento diferente. Ao invés de já se sentir desanimado e olhar para a teoria ou os exercícios já achando que não vai conseguir, use os questionamentos que você fez anteriormente e encontre novas maneiras de pensar.
E se... aquele conteúdo estiver avançado demais?
Todos sabemos que o ensino brasileiro, especialmente o ensino público, não é lá dos melhores. Grande parte dos estudantes saem da escola sem saber o básico das matérias e, por isso, acabam encontrando grande dificuldade para ingressar no ensino superior. Um problema bastante recorrente - tanto nas escolas públicas quanto nas particulares - são alunos que estão no segundo ano do ensino médio, por exemplo, mas mal sabem matérias do sétimo. Por isso, se você tem dificuldade com a matemática do ensino médio, que tal rever alguns conceitos mais básicos, como do sexto, sétimo e oitavo ano? Os relatos de estudantes que não conseguiam entender nada e depois que revisaram conteúdos mais elementares começaram compreender melhor a matéria são diversos e fazer isso pode ser uma boa ideia para você.
Não entenda ter que rever conceitos como algo que vai te tirar a vaga da universidade, que vai te deixar muito defasado em relação aos outros alunos ou que você é burro por ter que fazer isso. Pelo contrário, você estará estudando de maneira mais eficiente, pois estará sanando todas as suas dúvidas - das mais simples às mais complexas.
E se... realmente existir algo de errado?
Mesmo que pequena, sim, existe a chance de que algo realmente esteja errado. A cada ano, graças a desmistificação destes transtornos, mais e mais pessoas são diagnosticadas com distúrbios como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia, discalculia (este é especialmente relacionado à matemática), dentre outros transtornos que podem afetar a aprendizagem. Neste caso, é importante procurar ajuda profissional, como neuropsicólogos, para que seja feito um diagnóstico preciso.
Embora não possuam cura, as pessoas diagnosticadas com estes transtornos conseguem atingir bom desempenho acadêmico através acompanhamento profissional especializado, que vão de psicopedagogos e fonoaudiólogos até o uso de medicamentos em casos mais graves.
Tudo muito explicativo e conteúdos excelentes
ResponderExcluirAmo esse blog
ResponderExcluir