CONCLUSÃO DA REDAÇÃO ENEM: Os 5 elementos que não podem faltar
Uma das partes do vestibular mais temidas pelos alunos é, com certeza, a redação. É só falar em "redação do ENEM" que todos já começam a ficar preocupados e angustiados. Por isso, é importante esclarecer um dos pontos mais significativos da redação: a proposta de intervenção - no caso do ENEM, a conclusão do texto. No post de hoje, confira os 5 elementos requeridos na prova e que, se bem executados, já garantem 200 pontos para o candidato.
1 - Problema
Para iniciar uma conclusão, é importante que se comente qual o problema a ser resolvido, pois, dessa forma, você contextualizará sua proposta de intervenção. Imagine se você simplesmente escrevesse: "Assim, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização". Por que o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização? Qual o problema que está ocorrendo que exige maior inspeção? Nesse modelo de intervenção, estas perguntas não são respondidas. Entretanto, se você disser: "Assim, diante do problema do aumento de queimadas nas florestas tropicais brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização" a conclusão estará contextualizada e trará mais coerência e sentido ao texto.
2 - Ação
Aqui, você vai basicamente descrever a sua proposta de intervenção. Preocupe-se em responder à pergunta "o que deve ser feito para resolver/amenizar este problema?". Vale lembrar que a proposta não precisa necessariamente resolver o problema, podendo ser um ato que apenas amenize a situação.
3 - Agente
Agente é que aquele que vai implantar a sua proposta. Para deixar a sua conclusão o mais clara possível, é importante citar quem vai realizar todas as ações. Pergunte-se: quem vai fazer isso? O governo? Se sim, qual setor do governo (Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, etc)? Ou será o setor privado? As ONGs? A mídia? A família? A sociedade? As escolas?
Existem diversas possibilidades de agentes e você deve escolher aqueles que são responsáveis pelo que você está propondo. Uma dica importante é colocar mais de um agente para que fique bastante específico.
4 - Modo
Depois de descrever o problema a ser resolvido, como ele pode ser resolvido/extenuado e quem vai implantar sua ideia, você deve descrever como essa ideia será implantada. Citando o mesmo exemplo usado a cima, em "Assim, diante do problema do aumento de queimadas nas florestas tropicais brasileiras, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização", tente explicar de qual forma será feita essa fiscalização. Faça isso com todas as ideias que você der, assim sua proposta ficará mais completa.
5 - Efeito
O último elemento que não pode faltar é o efeito. Entenda por efeito a consequência que sua proposta terá sobre aquele problema. Pergunte-se: como sua ideia vai ajudar a resolver/atenuar aquele problema?
Bônus: Detalhamento
Como bônus, podemos citar que quanto mais detalhes você der na sua proposta acerca de como ela funciona e como será implantada, melhor. Portanto, certifique-se de que você está explicando bem todo o processo.
Comentários
Postar um comentário